segunda-feira, 3 de março de 2008

Alunos apostam na produção jornalística para o mercado de trabalho

Por Thiago Bastchen

Ver na prática o Projeto de Conclusão de Curso é o objetivo de muitos dos formandos de jornalismo da UniBrasil. É nesse sentido que a organização do ciclo de debates empolga os estudantes.

Apesar de focados na finalização de seus projetos, os alunos se preocupam com a viabilidade de seus trabalhos no mercado. “O evento pode nos fazer enxergar formas de apresentar nossa produção acadêmica ao mercado”, diz Diego Binder, que com Dirceu Cordeiro produz um vídeo voltado à importância da atividade física na terceira idade.

Um documentário está sendo produzido por Eduardo Furiatti, Emerson Saraiva e Vitor Costa. O grupo pretende contar num vídeo a vida de Jose Richa, um influente nome da política paranaense.

“Dinamite: uma tragédia em Curitiba” é o livro-reportagem de Anna Carolina Azevedo. Ela narra a historia de um caminhão de dinamite que explodiu no Juvevê em 1976 e toda cobertura da mídia sobre o fato.

Analisar o discurso da cobertura jornalística é o objetivo do projeto monográfico de Felipe Vanini. Ele compara a atenção dada por dois dos mais lidos jornais da região de Curitiba a um crime de assassinato de uma criança cometido pela própria mãe, ocorrido no ano passado.

O rádio foi o veículo escolhido por Vanussa Popovicz e Raquel Gomes. Elas elaboram um programa destinado aos jovens sobre educação no trânsito.

Frederico Pinheiro já vê parte de seu projeto no ar. Ele monta um programa de rádio dirigido à comunidade da Cidade Industrial de Curitiba. Grupos de Rap da região já conseguiram um espaço na rádio comunitária da região. O estudante prepara agora a transformação do entretenimento em serviço. “O programa vai esclarecer aos moradores sobre procedimentos burocráticos muitas vezes incompreensíveis e por isso inatingíveis por eles”.

Valorizar a cultura regional também é o que visa Elis Regina, Rubens Castro e Frank Alves. Num programa de radio, o grupo vai dar visibilidade na mídia a artistas da terra.

Na mesma linha social, Thiago Bastchen produz um documentário sobre os adolescentes em conflito com a lei na região de Curitiba. “O vídeo vai dar voz aos garotos e garotas que se tornam criminosos ainda jovens e na maioria das vezes ignorados pela grande mídia” diz o aluno.

Os alunos têm motivos para voltarem a atenção aos projetos. Todos os projetos passam pelo processo de avaliação das bancas ao final deste semestre.

Nenhum comentário: