sábado, 1 de março de 2008

Universitários debatem inovações na produção jornalística

Com o objetivo de sondar novas possibilidades de atuação e produção jornalística, a Incubadora de Projetos em Jornalismo da UniBrasil promove o ciclo de debates 'Jornalismo e Novas Produções Universitárias'. O evento acontece nos dias 10 e 11 de março, no auditório 1 da UniBrasil (Konrad Adenauer, Tarumã), com entrada franca. Os debates são voltados a estudantes de jornalismo, profissionais, pesquisadores e demais interessados na realidade midiática brasileira e regional.

O tema do primeiro dia é "Daqui para o Mercado?! Demandas e mudanças na realidade profissional". O objetivo é debater estratégias de sustentação e viabilidade de produtos e serviços jornalísticos, bem como coletar dados sobre tendências e lacunas no mercado profissional. O segundo dia discute "Possíveis aproveitamentos da Pesquisa em Jornalismo: crítica e experimentação". A idéia é pensar saídas, encaminhamentos e continuidades para os trabalhos de conclusão de curso. Busca-se debater a relevância social da pesquisa e contribuições para o circuito jornalístico. As mesas ocorrem a partir das 19h30 e conferem direito a certificado.

Novas Produções
O evento pretende funcionar, ainda, como estímulo para divulgação e conhecimento de materiais de mídia elaborados no meio universitário. Será realizada uma exposição com trabalhos de conclusão de curso e uma mostra de vídeos universitários. Outra novidade é o lançamento da edição 2008 do jornal laboratório semanal Capital da Notícia Zona Leste, como nova proposta gráfica e editorial.

Projetos em Jornalismo
A Incubadora é formada por estudantes do oitavo período do curso de Jornalismo da UniBasil. Entre outras atividades, os formandos desenvolvem sondagens sobre a viabilidade de suas produções de conclusão de curso no mercado. “A intenção é inovar com a produção de algo diferente e ao mesmo tempo viável ao mercado de comunicação”, explica Vanussa Popovicz, do 8JOAN. No caso do Ciclo de Debates, os estudantes ficaram responsáveis por pensar temáticas, agendar convidados, organizar divulgação e a cobertura do evento – sob coordenação do professor Rafael Schoenherr.

Programação
I Ciclo de Debates do Curso de Jornalismo da UniBrasil
'Jornalismo e Novas Produções Universitárias'
Promoção: Incubadora de Projetos em Jornalismo (8JOAN).
Coordenação: Prof. Rafael Schoenherr.
Local: Auditório 1 / UniBrasil

Mesa 1. 10mar08: Daqui para o Mercado?! Demandas e mudanças na realidade profissional.
Mesa 2. 11mar08: Possíveis aproveitamentos da Pesquisa em Jornalismo: crítica e experimentação.
Programação:
10.03
19h - Lançamento do jornal semanal Capital da Notícia Zona Leste 2008.19h30 - Exposição de produtos e documentários.20h - Início da Mesa 1.21h - Início do debate.
11.03
19h30 - Exposição de produtos e documentários.20h - Início da Mesa 2.21h - Início do Debate.

Nenhum comentário: