terça-feira, 4 de março de 2008

Os manuais de redação na interatividade dos valores noticiosos: um projeto de pesquisa

Por Vanussa Popovicz

Há um chavão que diz que todo jornalista que se preza carrega, além dos contatos, um manual de redação para provenientes dúvidas. O professor doutorando Marcelo Engel Bronosky, 32 anos, sendo desses 12 ministrando aulas de graduação em jornalismo, num certo dia conversava com seu atual orientador Antonio Fausto Neto sobre as lógicas que estruturam o jornalismo. “Questionei-me qual seria o lugar privilegiado destas regras, se não os manuais de redação. A partir desta discussão, ajustei meu problema para debater as estratégias de apropriação dos manuais de redação por jornalistas de redação”, conta. Com o tema moldado, chegou a conclusão. “Meu estudo volta-se, portanto, para compreender como se realizam as interações entre os manuais de redação e os jornalistas no ambiente redacional, e como esta relação repercute nos valores notícia”, explica Bronosky, que está desde 2004 trabalhando uma tese para obter o doutorado sobre o assunto.

Em suas pesquisas, Bronosky descobriu que os manuais de redação e estilo de algumas empresas vão muito além de um produto comercial. “Pensar as relações entre o dizer e o fazer no campo jornalístico, tendo o manual como objeto, demonstra o quanto temos que fazer para compreender um pouco a complexidade do campo jornalístico.”

Com esse trabalho, o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa pretende contribuir para o mercado jornalístico com conclusões que mostrem a dinâmica dos manuais dentro e fora das redações, seu conteúdo, entre outros fatores para provar que os manuais vão muito além de um perfil editorial e um produto comercial. “Há uma falsa expectativa por parte de algumas instituições sobre a aplicação/uso de manuais de redação”, acredita.

Outro lado bom dessa história é a contribuição de Bronosky aos acadêmicos de jornalismo que estiverem interessados em instigar os mistérios da comunicação e da linguagem e principalmente para os que querem saber um pouco mais sobre pesquisa científica em comunicação. Ele é um dos convidados que vai participar da segunda mesa do debate jornalismo e novas produções universitárias, que ocorrerá no dia 11 de março, às 19 horas, no auditório do bloco 1 da Unibrasil.

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