quarta-feira, 12 de março de 2008

Professor sugere alternativas para difusão da pesquisa

Todo trabalho produzido no meio acadêmico tem que procurar vias para ser levado para outros setores da sociedade. Esse é o ponto de vista do professor de jornalismo da UFPR, João Somma Neto, que participou da segunda noite do I Ciclo de Debates sobre Jornalismo e Novas Produções Universitárias.

Os convidados discutiram 'Aproveitamentos da Pesquisa em Jornalismo: Crítica e Experimentação'. Segundo Somma, as pesquisas produzidas em comunicação (não necessariamente em universidades, mas também em outras instituições, como institutos e 'observatórios' de mídia) ainda não chegam ao "âmbito maior da sociedade" - o que dificulta o intercâmbio entre a pesquisa e outros setores sociais.

A própria universidade deveria aí procurar caminhos pra se difundir a pesquisa, por meio de relações com entidades representativas, sindicatos e outras instituições da sociedade civil. "A gente tem que necessariamente buscar o intercâmbio. Sem isso, a pesquisa perde muito da relevância social". O professor defendeu, ainda, a necessidade de se ter como orientação geral de pesquisa o jornalismo como exercício de cidadania. "Apesar de ser uma prática de mercado, não deixa de ser importante que se enfatize o papel exercido pelo jornalismo no direto à informação".

Nenhum comentário: